Você tem pensamentos intrusivos negativos?

A maioria de nós gosta de se sentir no controle, especialmente quando se trata de nossa mente. Você já teve um pensamento estranho e indesejado de repente em sua cabeça, que parece vir do nada? Você tentou ignorá-lo, mas não foi embora?

Talvez tenha acontecido durante uma conversa com um amigo. Esse pensamento espontâneo não tinha nada a ver com a conversa, mas era tão estranho ou perturbador que você perdeu o controle da conversa. Ou você está fazendo algo importante como fazer um exame, se encontrar com seu gerente ou ter uma conversa séria com seu parceiro íntimo. De repente, você se pega sonhando acordado, seguindo uma linha de pensamento que não tem nada a ver com a tarefa em questão. Rapidamente você volta à pista e espera que sua distração não tenha sido notada.

Todos esses exemplos envolvem uma perda temporária de controle mental. Isso acontece com todos nós muitas vezes ao longo do dia. Todos nós pensamos espontaneamente e não intencionalmente quando estamos sozinhos, quando interagimos com outras pessoas, quando tentamos realizar alguma tarefa importante ou quando tentamos escrever um texto.

Na maioria das vezes, essas intrusões mentais são apenas um pouco irritantes. Rapidamente, voltamos nossa atenção para a tarefa em questão. De fato, divagações, devaneios e pensamentos intrusivos agradáveis podem ser bem-vindos. Eles podem agir como uma pausa refrescante do trabalho mental da vida diária.

Mas há também um lado sombrio do pensamento espontâneo: pensamentos intrusivos podem se tornar “feios”. Um pensamento intrusivo pode lidar com algum conteúdo perturbador, repugnante ou ofensivo. Podemos ter pensamentos indesejados que são contrários aos nossos valores morais ou ameaçam nossa identidade própria. Quando esses pensamentos intrometidos “feios” surgem em nossa mente, eles podem assumir o controle, causando grande sofrimento pessoal. De fato, alguns problemas de saúde mental, como ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, culpa excessiva e até depressão podem ser desencadeados por esses pensamentos negativos.

Pensamento espontâneo é o modo padrão do cérebro:

Para entender intrusões negativas, precisamos começar pelo cérebro. Os neurocientistas afirmam que mais de 50% do nosso pensamento é espontâneo, independente de estímulos – divagações, “sonhar acordado”, pensamentos intrusivos e afins. As regiões do cérebro responsáveis pelo pensamento espontâneo, chamadas de rede cerebral padrão, são bem conhecidas pelos estudos de neuroimagem.

Não podemos parar de ter pensamentos espontâneos. Não podemos direcionar nosso cérebro para pensar apenas nas coisas em que queremos pensar. Enquanto escrevo este texto, estou tentando me concentrar no tópico em questão – pensamentos invasivos indesejados. Mas, por mais que eu tente, também estou tendo pensamentos espontâneos indesejados que estão me distraindo, como: “acho que preciso de um lanche”, “sinto-me esgotado” ou “é um lindo dia de sol, por que não parar de trabalhar?” e outros. O fato é que nosso cérebro está sempre gerando pensamentos espontâneos. É assim que funciona!

O pensamento espontâneo é útil e nos ajuda a nos adaptar ao nosso ambiente. Pensamentos espontâneos são importantes para a criatividade e a solução de problemas. Pense em algum momento em que você estava se concentrando em um problema importante relacionado ao trabalho, à escola ou a um relacionamento e de repente uma boa ideia surgiu em sua mente. Esse momento de inspiração levou a uma solução para o seu problema. O pensamento espontâneo também tem sido associado à saúde mental positiva, ou ao que foi chamado de “florescimento”. E é provável que algumas pessoas tenham uma taxa de pensamento espontâneo muito maior do que outras. Portanto, se você tem uma mente selvagem e imaginativa, pode considerá-la um presente do qual lucrar.

Pensamentos intrusivos negativos: entendendo o lado sombrio:

Nem todo pensamento espontâneo será positivo, útil ou simplesmente mundano. Às vezes, nossos pensamentos intrusivos podem ser muito negativos, bizarros ou perturbadores. Se você tem uma mente imaginativa com muito pensamento espontâneo, é possível experimentar mais dessas intrusões sombrias.

Certos tipos de intrusões indesejadas são especialmente angustiantes: pensamentos sobre causar danos a si ou aos outros; fazendo algo moralmente repugnante; cometer uma ofensa ou outra irregularidade; ou recordar um erro ou constrangimento do passado, uma experiência de vergonha ou humilhação, uma ameaça à sua segurança ou proteção pessoal, uma perda ou trauma pessoal, enfim, a lista pode ser maior. Praticamente qualquer experiência negativa ou ameaça imaginada pode se tornar um pensamento intrusivo negativo.

Muitas coisas influenciam o pensamento intrusivo. É mais provável que você tenha intrusões mentais negativas se estiver sob muito estresse; deprimido, ansioso, zangado ou se se sentir culpado, se for uma pessoa emocional com flutuações na forma como se sente, se estiver propenso a pensar demais, se enfrentar perdas ou ameaças significativas em sua vida ou se tiver sofrido trauma, se estiver cansado ou com privação do sono.

O que fazer com invasões negativas:

Se você está sofrendo intrusões mentais perturbadoras há muitos meses ou anos, considere adotar uma abordagem diferente para o problema. Nos últimos anos, os psicólogos aprenderam muito sobre pensamentos intrusivos indesejados e seu tratamento.

Assim, considere duas etapas importantes no desenvolvimento de uma atitude diferente em relação a invasões negativas.

1. Aceite que o pensamento intrusivo, positivo ou negativo, seja uma maneira normal e natural de pensar. Você não pode parar de ter pensamentos intrusivos. É assim que nosso cérebro funciona.

2. Se você tiver pensamentos intrusivos perturbadores frequentes e persistentes, considere se algum dos fatores apontados acima é responsável por esse aumento. Se alguns desses fatores forem relevantes, você poderá fazer as mudanças necessárias no estilo de vida e/ou procurar ajuda profissional. A melhoria do seu estado emocional pode fazer uma grande diferença na redução de pensamentos intrusivos negativos indesejados.

Todos nós valorizamos o autocontrole, mas quando nossa mente é assombrada por invasões indesejadas, ela pode nos deixar abalados e cheios de dúvidas. Aprender uma maneira melhor de lidar com sua mente descontrolada é uma parte importante da recuperação do sofrimento emocional.

Fonte: Psychology Today.