Somos capazes de recuperar nossa autoconfiança?

Muitas das coisas boas que podemos fazer em nossas vidas não dependem tanto de nossas habilidades inatas, mas da maneira como acreditamos em nossas chances de enfrentar desafios.

Em outras palavras: praticamente ninguém consegue seus projetos mais importantes simplesmente porque possui talento. É mais importante ter uma mistura de sorte e autoconfiança, uma disposição psicológica que nos permite passar dos desejos às ações e começar a trabalhar. De fato, sem esse fator, nem sequer consideraremos muitos projetos, para começar.

Agora, o nível de autoconfiança não é fixo, mas ele vai e vem, dependendo de nossas experiências e da maneira como as interpretamos. Então… Como recuperar a autoconfiança se paramos de desfrutar de sua influência benéfica devido a problemas de autoestima? Vejamos várias recomendações para favorecer essa mudança de estrutura mental que nos permite acreditar em nós mesmos novamente.

O que é autoconfiança?

Um dos fenômenos mais conhecidos no mundo da psicologia é o chamado efeito da profecia autorrealizável. Basicamente, é um conceito que serve para indicar a maneira pela qual, muitas vezes, o simples fato de prever que algo ocorrerá aumenta as chances de ocorrência do evento previsto, ou pelo menos muito semelhante.

Vamos pensar, por exemplo, no que pode acontecer se, ao descermos a rua, passarmos por muitas pessoas sentadas em um muro baixo e, por alguma razão, acharmos que elas acharão estranha nossa maneira de andar; certamente, tentaremos assumir o controle “consciente” de nossas pernas e andar será um pouco assustador, estranho de se ver.

Bem, algo muito semelhante acontece com a autoconfiança. O fato de confiar em nossas possibilidades pode ser prejudicial se tivermos uma autoestima muito inflada que nos leva a superestimar nossas virtudes e habilidades, mas, na maioria dos casos, nos ajuda a nos aproximar de nossos objetivos e progredir na vida pessoal e na vida pessoal e profissional.

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Dessa forma, a autoconfiança é um fenômeno ligado à autoestima que nos predispõe a dar os primeiros passos para realizar tarefas complicadas ou desafiadoras.

Infelizmente, existem muitas situações na vida que são capazes de registrar nossa autoconfiança. Não precisa ser um declínio repentino, pode ser gradual, como costuma acontecer com o envelhecimento. No entanto, essa tendência pode ser combatida com a adoção de hábitos úteis para recuperar a autoconfiança.

Como recuperar a autoconfiança:

Aqui estão algumas dicas que, uma vez incorporadas à sua vida diária na forma de hábitos, aumentarão significativamente as chances de sua autoconfiança voltar a ser forte. Obviamente, nenhuma delas é suficiente para atingir esse objetivo; portanto, é melhor mudar várias delas e adaptá-las ao seu modo de vida e ao seu contexto pessoal e profissional.

1. Crie agendamentos:

A primeira coisa a fazer é quebrar a atitude passiva em relação à vida daqueles que perderam a confiança em si mesmo. Isso o deixará ativo, de modo que, aos poucos, a ideia de se jogar para fazer coisas que você não achava que poderia ser menos louca.

Portanto, comece definindo diretrizes simples para estruturar seu dia-a-dia e manter a regularidade em sua maneira de realizar atividades semana após semana. É bom que você se dedique exclusivamente a este primeiro passo por cerca de um mês. Depois de consolidado em sua rotina, será muito mais fácil fazer o próximo passo.

Além disso, embora pareça pouco, esse primeiro marco já é uma razão para se ver com melhores olhos; afinal, a maioria das pessoas não coloca em prática essa filosofia da disciplina, o que lhes traz alguns problemas que você evitará a partir desse momento.

2. Exercite-se moderadamente:

Na mesma linha de partida, a prática de exercícios regulares ajuda muito. Isso não apenas fará você se sentir melhor fisicamente e também evitar parte do risco de doença. Além disso, em alguns meses ou até semanas, as evidências de que você será capaz de quebrar seus próprios recordes aparecerão reveladas na forma do seu corpo.

3. Socialize ponto a ponto:

Outro aspecto da vida que serve para recuperar a autoconfiança é parar de ver as conversas como momentos em que outros nos colocam à prova ou quando podemos nos fazer de bobo. Pense que você não está lá para agradar, e que você também é perfeitamente capaz de encontrar maneiras não apenas de mostrar quem você é, mas também de conhecer seus interlocutores e avaliar se você merece pendurar seu tempo.

4. Aprenda a identificar pensamentos de auto sabotagem:

Reconstruir sua autoconfiança implica esforço, expondo-se um pouco a situações nas quais podemos nos sentir vulneráveis, porque sempre há desafios a serem resolvidos. Isso torna muito fácil se apegar a desculpas por não seguir adiante.

Para evitar isso, leve um pequeno caderno com você e lembre-se de prestar atenção aos seus pensamentos quando concentrar sua atenção nos objetivos que o esperam. Se algum deles é uma desculpa para deixar isso acontecer, escreva-o e tente se lembrar disso para que não seja novamente uma ameaça de exposição à tentação.

5. Marque um projeto pessoal:

Pense em um projeto que você possa dedicar por meses ou anos, planeje-o e execute-o passando algum tempo por semana. É importante que o progresso seja fácil de medir e que, se você o fizer bem, poderá ser acumulado.

Por exemplo, aprenda um idioma de forma autodidata, inicie um pequeno negócio paralelo ao seu trabalho habitual, aprenda uma forma de arte ou artesanato que você possa dominar e melhorar etc.

Por fim, é possível entender que ter o apoio de um profissional, é sempre uma grande ajuda quando se trata de fortalecer a autoestima e parar de ter problemas de autoconfiança.

Fonte: Psicologia y Mente.