Como detectar o estresse no trabalho através de alguns sintomas

O estresse, apesar de estar sendo socialmente normalizado, é um mal invisível que se manifesta de muitas maneiras. Detectar isso nem sempre é óbvio, especialmente quando ligamos o piloto automático e nos acostumamos a esses micro desconfortos. Aprenda a identificá-los e remediá-los.

Existem três fatores principais que limitam o estresse: fadiga contínua, tanto física quanto mental, falta de motivação ou distância emocional em relação ao trabalho e uma queda acentuada na produtividade. Se focarmos no cansaço, você reconhecerá que é cansativo e estressante realizar um trabalho com o qual você não se conecta ou que exige muito de você, em parte por causa dessa falta de interesse. Portanto, é importante aprender a reconhecer quando estamos nos aproximando perigosamente desse ponto e agir antes que não haja retorno.

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A seguir, apresentamos um pequeno guia de sintomas fáceis de identificar e que podem surpreendê-lo, para que você possa fazer seu próprio autodiagnostico e dar uma solução:

Falta de agilidade física:

Você já teve períodos em que tudo caiu de suas mãos, da caneta, do telefone ou sentiu que estava mais desajeitado do que o habitual e bateu com na mesa ou em outros objetos, ou não conseguiu estacionar bem o carro? Isso é uma indicação de que o sistema nervoso está completamente sobrecarregado. Se, além disso, mesmo aparentemente você estando dormindo as horas que precisa, significa que é pura fadiga mental e que para você não dá mais.

A realização de aulas de pilates ou ioga restauradora pode ajudá-lo a recuperar a consciência corporal e a canalizar a tensão.

Quando socializar se torna mais uma tarefa:

Se ter um plano com os amigos deixa você de mau humor, janta com relutância, perde a paciência com as pessoas e pensa em ficar em casa deitado no sofá, tudo indica que você está à beira da exaustão. A solução é relativamente simples, é hora de se priorizar e reservar tempo para relaxar da maneira que você gosta, nada acontece porque você desaparece da cena social por um tempo.

Se o barulho te irritar:

Se você se sente mais sensível do que o normal com o barulho na rua, no trabalho, em casa, muitas vezes quer matar aquele colega de trabalho que sempre fala alto demais no telefone e sonha em viver isolado em uma bolha, isso significa que sua mente não pode suportar mais estímulos. O barulho da trajetória diária da cidade dificilmente pode mudá-lo; você terá que trabalhar para acalmar o pensamento e proporcionar momentos calmos de equilíbrio. A meditação pode ajudá-lo.

Salte para tudo:

Um sintoma indiscutível do estresse é a reatividade. Se você se sente mais queixoso ou negativo do que o normal, tende a fazer comentários cínicos no momento dessa pequenas mudanças e fica na defensiva, não escuta e ataca verbalmente em uma situação tensa, claramente a tensão tomou conta de você. Uma maneira de reduzi-la é se reconectar com a natureza. Faça excursões à montanha, à praia e faça caminhadas no parque; isso o ajudará a se desconectar de si mesmo e a acalmar seus sentidos.

Comece a se cuidar dentro e fora do escritório, seu corpo e sua mente vão agradecer.

Fonte: RH Digital.

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